sábado, 28 de novembro de 2015

Angra dos Reis e Ilha Grande em 3 dias.

Angra dos Reis, a cidade BEM feia, suas ilhas UM ESPETÁCULO!

Partindo de SP em uma viagem de mais ou menos 5 horas e meia (bem cansativa) fomos de carro com destino à Ilha Grande. Foi difícil pegar dicas de como chegar até lá e muitas das coisas que compartilharei aqui são coisas que aprendi só depois de estar na famosa Ilha onde não é possível entrar com carro algum. 


Você deve chegar em Angra e deixar seu carro lá (estacionamento) temos um de confiança para indicar que foi muito bem pesquisado e não tivemos problemas, após isso, para atravessar só é possível de "barca" ou lancha rápida. (os horários e valores eu informarei quando montarmos seu roteiro). 


Se quer gastar menos com segurança através do meu roteiro vc conseguirá o estacionamento mais perto de onde sai a melhor forma para chegar até a Ilha Grande.


Ilha Grande



Após a travessia chegamos na "Praia do Abraão"  que é a praia central de Ilha Grande onde tem a maioria das pousadas e restaurantes, a noite é bem movimentada e é o melhor local para ficar devido a variedade de opções de passeios e coisas a se fazer na Ilha. Você pode optar por ficar em outra praia mais reservada, porém ficará "ilhado" literalmente, tendo apenas como opção poucos "restaurantes" (1 ou 2) que tiverem no local. Não acho uma boa idéia.

Partindo do Abraão com as malas vc terá que andar até a pousada que escolher, portanto meu conselho se não quer carregar peso a toa, escolha a pousada mais próxima da praia. É bem "roots", "pé na areia" toda a região, então se vc curte uma coisa mais "chique", Ilha Grande não é para você. 

Muitos turistas invadem a região de todos lugares do mundo, mochileiros, etc. Sem muita frescura para quem gosta de trilhas, aventura e natureza, lá é o lugar!

Como demorou para chegar na Ilha, no dia da viagem as opções que tivemos foi fazer "mini trilhas" do lado direito no fim da praia do Abraão que dá acesso a 3 mini praias muito fofas e foi lá que passamos nosso final de tarde do dia da viagem, nada mal, né?



Tivemos pouca sorte no segundo dia, pois estava chuvoso e nublado, havíamos programado um dia antes alguns passeios que tivemos que cancelar. Neste caso o plano B foi comprar uma capa de chuva e fazer a famosa trilha de "Lopes Mendes". Eu não ia fazer a trilha, mas devido ao tempo, achei que era a melhor coisa a se fazer já que os barcos não estavam fazendo passeios. 

Lá fomos nós, uma trilha que dura 1 hora e meia em meio a mata fechada, várias subidas e obstáculos, a trilha é demais!, cansativa e muito necessário levar água e comida, vc passa por 3 praias antes de Lopes mendes. Já no final chegamos à praia do Pouso (a última antes de Lopes Mendes) que é lindíssima

Praia do Pouso


Uma parada para mergulho e depois ainda mais 15 minutos de subida no meio da lama até a praia. Para quem acha que indo de barco sairá pé na areia de Lopes Mendes engana-se!. O Barco só vai até a "praia do Pouso" e de lá vc precisará fazer uma trilhazinha de 15 minutos de qualquer jeito. Vimos muitos turistas desavisados de chinelinho Hawaiana tomando tombo na lama pq acharam que seria simples!, na opção de barco, vc pode ir direto do Abraão, o tempo tinha melhorado a tarde e alguns barcos fizeram o passeio com as pessoas que desavisadas não imaginavam ainda ter que andar até Lopes Mendes após chegar na praia do pouso, mas tiveram!

Praia de Lopes Mendes


Dá para ver pela foto que o tempo estava chuvoso e nublado. Ao chegar na "famosa praia", veio uma decepçãozinha da minha parte. Imaginei encontrar um paraíso quase intocável em uma das praias que é citada como "a mais linda do Brasil". Mas o que encontrei foi farofada de turistas, muita gente, a água nada clara (por causa da chuva) a praia é bonita, mas imaginei outra coisa melhor do que vi. 

Enfim, logo não tirei tantas fotos e na minha opinião, Lopes Mendes não é a praia mais bonita da Ilha Grande e está longe de ser a mais paradisíaca de Angra dos Reis, abaixo vc entenderá porque.


Após exaustiva caminhada de volta até a praia do pouso (pois já havíamos andado 1 hora e meia) pegamos um Taxi Boat e voltamos para o Abraão, eu acredito que minha dica para Lopes Mendes é a trilha que foi maravilhosa! mais que a praia em si.

Nesta primeira noite aconteceu algo na ilha toda que acontece com frequência, mas nós não sabíamos disso. Acabou TODA a energia por todo o resto de nossa estadia na ilha inteira. Tivemos apenas meio dia de energia elétrica. Então você pode calcular o transtorno que foi ficar sem carregar celulares, sem luz, ventilador, nada elétrico e tomando banho mais gelado que a água do mar. 

Pense nisso pois tenho uma dica valiosa para quem não quer passar por esse "perrengue" que nós passamos devido à escolha errada da pousada que nos devolveu o valor de 1 diária após nossa reclamação já que não tínhamos como adivinhar que tal evento acontece quase que semanalmente na ilha. Alguns locais preparados para isso possuem alternativas para que os turistas não sofram tanto durante sua estadia, te conto no seu roteiro.

Domingo de sol finalmente!! 

Um dia antes de ir embora foi o dia que mais aproveitamos pois fez um dia lindo!! fechamos um passeio que não estava nos meus planos, mas descobri um local que é o único que nos leva para a "Praia do dentista" (nenhum outro local faz essa praia). Além dessa praia mais 4 ou 5 ilhas paradisíacas de Angra dos Reis, segue algumas delas. 


Praia do Dentista



Não há muito o que dizer, quando avista-se uma praia como essa do "Dentista" você entende pq Angra dos Reis é e sempre será um dos lugares mais paradisíacos do Brasi!l. Mas para chegar a algumas dessas praias e Ilhas paradisíacas só é possível de uma única forma, lancha. Alugar uma lancha se vc está só em 2 pessoas ficam inviável, então eu tenho a dica certa para vc fazer a coisa certa e gastar menos para conhecer  todos esses locais em um único passeio.



A Praia paradisíaca do Dentista, é uma das mais lindas que já vi na vida! frequentada por lanchas e barcos chiquérrimos, o pessoal para ali e fica fazendo sua "festa" particular dentro dos barcos. Descemos apenas com a Gopro, pois não há como descer e ir nadando com celular. Fizemos fotos lindas, a água é limpíssima e transparente, cheia de peixinhos, na praia não há estrutura alguma como falei, se vc for, leve o que for comer e beber dentro da lancha.



Após ver essas imagens, me fala se "Lopes Mendes" não ficou na "top 18" perto dessa que pra mim é NUMBER 1 de Angra dos Reis! Incomparável!!!


Antes dessa linda praia a parada foi na "Ilha dos Cataguases", quando cheguei e vi a cor da água não acreditei!!! vários tons de Azul, "o Cancun do Brasil" foi o que pensei na hora! Veja abaixo se estou mentindo. Não tem filtro algum nessas fotos.

Ilha dos Cataguases



É maravilhosa!!! Após ver essas duas praias tive a certeza que fiz a escolha certa dos passeios para o único dia de sol que pegamos!



Nessas duas desembarcamos e aproveitamos por quase 1 hora. Além dessas, passamos pelas "Ilhas Botinas" que são duas ilhotas lindíssimas, só era possível sair da lancha nadando e o mar estava um pouco "tenso", preferimos não descer.

"Ilhas Botinas"


A lancha ainda parou na antiga "Ilha de Caras" que não achei nada demais e depois em uma praia surpresa que achei um pouco suja, perto das que conhecemos e citei acima não há nada comparado que vimos depois!

No fim da tarde retornamos à Praia do Abraão em Ilha Grande, foi um dia maravilhoso!....

No outro dia logo cedo muita chuva de novo, retornamos à Angra para pegar o carro, tudo em ordem partimos para SP por baixo, região de Paraty, Ubatuba etc, e fomos parando em algumas praias que eu desconhecia no meio do caminho....

Valeu a pena, mas é necessário mais dias para poder aproveitar um pouco mais, não imaginei que iria chover tanto! no mínimo uma semaninha para conseguir aproveitar o melhor dessa região, pretendemos voltar!

Espero que tenha gostado!
monte seu roteiro comigo, viage muito e gaste o mínimo! Nesta gastamos mais ou menos R$700,00 contando (pousada (3 diarias), gasolina, transfer angra/ilha grande ida e volta,estacionamento 3 diárias em Angra, passeios e comida). 

Como trata-se de um lugar um pouco mais longe gasta-se um pouco mais! mas pelo visual vale!!



:)













quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Ah! Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão em 3 dias.




Como conhecer um lugar tão pouco explorado por muita gente e não exclamar um "Ahh!..." Que lugar mais lindo em meio a natureza que é Santo Antônio do Pinhal - SP. Com certeza uma das viagens mais incríveis que fiz! e tão pertinho de São Paulo onde moro. Em 2 horas e meia de carro adentramos a pequena cidadezinha rodeada de muita natureza e logo fomos em direção à pousada escolhida! Foi uma ótima escolha e vou logo explicando o porque.

Foto de parte da pousada


Chalézinhos fofos com lareira, café da manhã colonial como nunca havia tomado antes e ainda dentro da propriedade encontra-se uma pequena cachoeira, duas piscinas (uma aquecida e uma ao ar livre) além de um rio e um silêncio absoluto onde o único barulho que se ouve é dos pássaros. Como não amar? Você deve estar imaginando que eu gastei uma fortuna, mas não amigos! como falei, a idéia do blog é viajar gastando pouco, aproveitar os melhores lugares e sem dúvida nesta viagem não foi diferente, gastei ao todo R$500,00 contando (comida, gasolina, pousada, pedágios e passeios). Acredite!

Já acertamos de cara! Já sabia que essa viagem seria especial quando percebi a nossa primeira parada e nosso primeiro passeio:


Pico Agudo




As fotos não me deixam mentir, um local que mais parece uma pintura nas alturas, um mirante sensacional de tirar o fôlego. São 1.700 metros de altitude, descortina uma vista panorâmica que vai da Pedra do Baú ao Vale do Paraíba. Procurado para saltos de asa-delta e parapente. Mas eu fui mesmo só para olhar tá? rs. O dia estava lindo e aproveitamos para muitas fotos.


Meu segundo lugar escolhido que vale MUITO a pena se chama "Jardim dos Pinhais Ecco Parque". Disse que vale a pena pois teve também a "Cachoeira do Lageado" que honestamente não valeu a pena ter ido até lá, muita gente, sujeira, sem graça, fiquei triste quando sai do local....  já no "Ecco Parque" logo ao chegar você não se arrependerá. Trata-se  de oito jardins temáticos, cortados por 1.200 metros de passarelas e riachos, somando uma área de 82 mil metros quadrados de paisagismo. Amazing!! 


Jardim dos Pinhais - Ecco Parque






Eu poderia ficar postando fotos aqui até amanhã, mas prefiro que você confira pessoalmente! a cada cenário flores lindíssimas e perfumadas, um visual de tirar o fôlego que nada aqui conseguirá reproduzir! Tinha duas redes também e quase apaguei em uma delas, mas precisava ir embora porque tinha muitos lugares ainda para conhecer.


Certamente com esses dois lugares somado à gastronomia do local, comida feita em forno a lenha, além de outras coisas que engordam e muito como chocolates artesanais, só mostrando esses dois lugares você já vai se interessar em dar uma passadinha qualquer hora por ali... Mas ainda não acabou.

No "combo" desejamos também passar em Campos do Jordão que fica apenas à 20 minutos de "S.A. do Pinhal" *Abreviando para ficar mais fácil porque o nome da cidade é longo.

Campos do Jordão



Dizem que "Campos não é mais a mesma" mas ainda me surpreendi pela terceira vez estive por lá e tinha lugares que eu ainda não havia pisado. Um deles foi a Fábrica de Chocolates Araucária, um passeio ruim para quem faz regime,  porque voltei com uma sacola daqueles chocolates artesanais super horríveis cheios de açucar! mas não dava mesmo para levar só um!

Consegue-se ver pelos vidros um pouco da fabricação dos chocolates, por toda Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal eles tentam persuadir nossa mente nos vendendo essas guloseimas em forma de trufas, chocolates branco, preto etc.

Além disso passamos também na fábrica de chocolate da "Cacau Show" que na verdade é uma loja enorme e não é possível ver a fabricação dos chocolates, estava lotada e um pouco incômodo transitar por ali. 

No piso superior uma coisa interessante foi a maquete feita inteira de chocolate, dá vontade de roubar os chocolates e esconder dentro da bolsa, mas me contive, eu juro.

Maquete feita de chocolate - Cacau Show


Finalizando tentamos ir em uma trilha que não deu certo porque meu "Cliozinho 1.0" coitado! não entra em certas estradas de terra com tantos buracos. 

Mudamos o roteiro e de carro fomos parar no famoso "Morro do Elefante"


É bonito esse mirante, avista-se toda cidadezinha de Campos do Jordão, dá para ir de teleférico também, mas de carro é muito melhor. Sinceramente eu gostei mais do Pico Agudo

Em Campos esse passeio é quase que obrigatório e eu nunca tinha ido em 3 vezes que estive lá...


No terceiro dia o tempo estava nublado, ainda assim tivemos sorte e decidimos ir para Santo Antônio do Sapucaí (pertinho de Campos) para visitar a famosíssima "Pedra do Baú". Eu estava receosa pois a estrada é de terra e um pouco longa, e eu estava preocupada de ter que fazer uma trilha grande até a Pedra, porque minha batata da perna estava doendo do dia anterior, ainda assim minha vontade foi maior que minha dúvida.

Mirante da Pedra do Baú


Bem se vê que ao chegar no local após longa subida, o mirante é inacreditável, uma das coisas mais lindas que já vi!, um visual exuberante da Serra da Mantiqueira à esquerda combinado com a famosa Pedra à direita.



Tá, eu sou bundona! pois fiquei com medo de seguir até a "Pedra da Ana Chata" que é feita através de uma trilha, mata fechada adentro, acontece que eu estava me recuperando de uma virose e com a batata da perna dolorida, achei melhor ficar para uma próxima, só esse visual de encher os olhos já foi muito gratificante! não acham? 10 minutinhos de caminhada, chegou! e tá bom demais!


Ainda não acabou, na volta, existe outro mirante, mas saindo de Campos em direção à SP, chama-se "Vista Chinesa" Impossível sair de lá sem estacionar o carro e parar para a nossa última foto!

Vista Chinesa



Espero que tenham gostado, sem dúvidas uma das melhores TRIPS até agora!
Feche seu roteiro comigo, desfrute dos mesmos lugares, pousada, etc pelo mesmo valor que eu paguei, 

terei enorme prazer em te ajudar!






















to be continued...














segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Cunha - SP (2 dias e meio inesquecíveis!)

Você já ouviu falar de um lugarzinho no interior perto de Paraty, cidade pequena mas que foi construída em cima de lindas montanhas, um verde admirável e nos arredores cachoeiras e lugares que você não pode sequer imaginar ? pois bem, essa cidade fica em CUNHA - SP.




Demorei para escrever sobre Cunha pois queria dedicar um carinho especial para um dos lugares que mais AMEI visitar! na pousada que ficamos (que era em uma fazendinha perto de Cunha) tinha até plantação de algodão. A dona era comerciante em SP, tinha um supermercado, vendeu tudo e foi para lá, viver em um lugar difícil de acreditar que existe, tão pertinho de SP e tão aconchegante. Na pousada boa e barata que escolhi, tinha até lareira no quarto, eu disse quarto? de tão grande que era por ser na fazenda, parecia uma mini casinha até com uma sala dentro! foi um achado... por apenas R$400,00 duas diárias com café da manhã da fazenda repleto de geléias que ela mesma faz! Valeu demais! a noite ela fazia chá de cidreira para os hóspedes sem custo diretamente da plantação própria da fazenda com um pedaço de bolo. Gente! nunca fomos tão bem tratados e recebidos em um lugar! Sem contar a vista para as montanhas....sensacional! Essa eu indicarei com prazer para vocês quando montarmos seu roteiro.

                            Plantação de algodão na fazendinha


Foto na linda pousada


Só de estar nessa pousada já valeu "o achado". Um final de semana para descansar - só que não, pois a aventura começa nas linhas abaixo....

Pico da Pedra da Macela



Você deve estar curioso se perguntando.. "Como ela escalou essa montanha e chegou nesse lindo lugar?". Bom, primeiro eu não escalei; pq não escalo montanhas, ainda mais com a roupa que estou na foto mas nem por isso foi tão fácil de chegar lá. São 15 a 20 minutos de subida íngreme, dependendo do passo é difícil e exige MUITO fôlego, quase morri, mas conseguimos! a vista ao chegar no topo é impagável. Aguentando a subida vc chegará ao Pico da Pedra da Macela, de lá dá para ver toda a Baía de Angra dos Reis e Paraty, apesar de um pouco nublado no dia foi um passeio que eu nunca mais vou esquecer!





Posso dizer que fui para Cunha para apenas conhecer o Pico da Pedra da Macela que foi uma indicação valiosa de um amigo, mas quando cheguei lá notei que existe muita coisa ainda para fazer que vocês não podem imaginar! vou citar minha segunda favorita que eu mal acreditei! Existe um lugar chamado "O LAVANDÁRIO" com plantação de lavandas o ano todo! é isso mesmo que vc ouviu...Eu já fui para França em Provence certa vez para conhecer essas plantações que só são possíveis em uma determinada época, lá não consegui ver pois tinha passado já a colheita, mas quando descobri que em Cunha tão pertinho existe esse lugar eu não pude deixar de ir para conhecer e realmente me surpreendi com tamanha beleza!





O Lavandário é um passeio imperdível em Cunha, tem uma lojinha fofa com alguns perfumes, sabonetes tudo feito no local, além de um café pequeno para uma parada admirando a beleza e perfume do local.



Ainda não acabou, o tempo não estava maravilhoso, ainda assim decidimos passar em duas cachoeiras que existem além de muitas outras porém essas escolhidas o acesso é mais fácil que as demais.

Cachoeira da Pimenta 





Cachoeira lindíssima e fácil de chegar, essa na foto é apenas uma das 3 grandes quedas que ela possui.


A água estava BEM gelada, mas deu para aproveitar o momento, a energia do local. Durante a ida para a cachoeira da Pimenta, no caminho existe uma fazendinha especializada na criação de Búfalos! entramos para conhecer e queríamos comprar o famoso "queijo de búfalo" mas não tinha disponível, valeu a oportunidade de estar perto deste animal tão diferente e isso dentro do Brasil que não é algo comum a meu ver.





Cachoeira do Desterro


Já a Cachoeira do Desterro me pareceu um pouco escondida pois as placas não são claras indicando a localização, depois de chegar é fácil ter acesso as quedas, vc pode vê-las de cima como está a foto, ou lá embaixo. É bem bonita e vale demais passar por lá para conhecer!


Acesso por baixo.


Essas duas foram as escolhidas, pois em um final de semana você precisa selecionar o que vai fazer para não perder a oportunidade e aproveitar bastante o dia todo!

Acho que para um final de semana como esse gastando pouco você só conseguirá o roteiro por aqui, se estiver interessado entre em contato que terei enorme prazer em ajudá-lo: vanessa_crix@hotmail.com

Gastei no total (contando com Hospedagem, alimentação, gasolina, pedágios e passeios) R$380,00.

Espero que tenham gostado!