sábado, 28 de novembro de 2015

Angra dos Reis e Ilha Grande em 3 dias.

Angra dos Reis, a cidade BEM feia, suas ilhas UM ESPETÁCULO!

Partindo de SP em uma viagem de mais ou menos 5 horas e meia (bem cansativa) fomos de carro com destino à Ilha Grande. Foi difícil pegar dicas de como chegar até lá e muitas das coisas que compartilharei aqui são coisas que aprendi só depois de estar na famosa Ilha onde não é possível entrar com carro algum. 


Você deve chegar em Angra e deixar seu carro lá (estacionamento) temos um de confiança para indicar que foi muito bem pesquisado e não tivemos problemas, após isso, para atravessar só é possível de "barca" ou lancha rápida. (os horários e valores eu informarei quando montarmos seu roteiro). 


Se quer gastar menos com segurança através do meu roteiro vc conseguirá o estacionamento mais perto de onde sai a melhor forma para chegar até a Ilha Grande.


Ilha Grande



Após a travessia chegamos na "Praia do Abraão"  que é a praia central de Ilha Grande onde tem a maioria das pousadas e restaurantes, a noite é bem movimentada e é o melhor local para ficar devido a variedade de opções de passeios e coisas a se fazer na Ilha. Você pode optar por ficar em outra praia mais reservada, porém ficará "ilhado" literalmente, tendo apenas como opção poucos "restaurantes" (1 ou 2) que tiverem no local. Não acho uma boa idéia.

Partindo do Abraão com as malas vc terá que andar até a pousada que escolher, portanto meu conselho se não quer carregar peso a toa, escolha a pousada mais próxima da praia. É bem "roots", "pé na areia" toda a região, então se vc curte uma coisa mais "chique", Ilha Grande não é para você. 

Muitos turistas invadem a região de todos lugares do mundo, mochileiros, etc. Sem muita frescura para quem gosta de trilhas, aventura e natureza, lá é o lugar!

Como demorou para chegar na Ilha, no dia da viagem as opções que tivemos foi fazer "mini trilhas" do lado direito no fim da praia do Abraão que dá acesso a 3 mini praias muito fofas e foi lá que passamos nosso final de tarde do dia da viagem, nada mal, né?



Tivemos pouca sorte no segundo dia, pois estava chuvoso e nublado, havíamos programado um dia antes alguns passeios que tivemos que cancelar. Neste caso o plano B foi comprar uma capa de chuva e fazer a famosa trilha de "Lopes Mendes". Eu não ia fazer a trilha, mas devido ao tempo, achei que era a melhor coisa a se fazer já que os barcos não estavam fazendo passeios. 

Lá fomos nós, uma trilha que dura 1 hora e meia em meio a mata fechada, várias subidas e obstáculos, a trilha é demais!, cansativa e muito necessário levar água e comida, vc passa por 3 praias antes de Lopes mendes. Já no final chegamos à praia do Pouso (a última antes de Lopes Mendes) que é lindíssima

Praia do Pouso


Uma parada para mergulho e depois ainda mais 15 minutos de subida no meio da lama até a praia. Para quem acha que indo de barco sairá pé na areia de Lopes Mendes engana-se!. O Barco só vai até a "praia do Pouso" e de lá vc precisará fazer uma trilhazinha de 15 minutos de qualquer jeito. Vimos muitos turistas desavisados de chinelinho Hawaiana tomando tombo na lama pq acharam que seria simples!, na opção de barco, vc pode ir direto do Abraão, o tempo tinha melhorado a tarde e alguns barcos fizeram o passeio com as pessoas que desavisadas não imaginavam ainda ter que andar até Lopes Mendes após chegar na praia do pouso, mas tiveram!

Praia de Lopes Mendes


Dá para ver pela foto que o tempo estava chuvoso e nublado. Ao chegar na "famosa praia", veio uma decepçãozinha da minha parte. Imaginei encontrar um paraíso quase intocável em uma das praias que é citada como "a mais linda do Brasil". Mas o que encontrei foi farofada de turistas, muita gente, a água nada clara (por causa da chuva) a praia é bonita, mas imaginei outra coisa melhor do que vi. 

Enfim, logo não tirei tantas fotos e na minha opinião, Lopes Mendes não é a praia mais bonita da Ilha Grande e está longe de ser a mais paradisíaca de Angra dos Reis, abaixo vc entenderá porque.


Após exaustiva caminhada de volta até a praia do pouso (pois já havíamos andado 1 hora e meia) pegamos um Taxi Boat e voltamos para o Abraão, eu acredito que minha dica para Lopes Mendes é a trilha que foi maravilhosa! mais que a praia em si.

Nesta primeira noite aconteceu algo na ilha toda que acontece com frequência, mas nós não sabíamos disso. Acabou TODA a energia por todo o resto de nossa estadia na ilha inteira. Tivemos apenas meio dia de energia elétrica. Então você pode calcular o transtorno que foi ficar sem carregar celulares, sem luz, ventilador, nada elétrico e tomando banho mais gelado que a água do mar. 

Pense nisso pois tenho uma dica valiosa para quem não quer passar por esse "perrengue" que nós passamos devido à escolha errada da pousada que nos devolveu o valor de 1 diária após nossa reclamação já que não tínhamos como adivinhar que tal evento acontece quase que semanalmente na ilha. Alguns locais preparados para isso possuem alternativas para que os turistas não sofram tanto durante sua estadia, te conto no seu roteiro.

Domingo de sol finalmente!! 

Um dia antes de ir embora foi o dia que mais aproveitamos pois fez um dia lindo!! fechamos um passeio que não estava nos meus planos, mas descobri um local que é o único que nos leva para a "Praia do dentista" (nenhum outro local faz essa praia). Além dessa praia mais 4 ou 5 ilhas paradisíacas de Angra dos Reis, segue algumas delas. 


Praia do Dentista



Não há muito o que dizer, quando avista-se uma praia como essa do "Dentista" você entende pq Angra dos Reis é e sempre será um dos lugares mais paradisíacos do Brasi!l. Mas para chegar a algumas dessas praias e Ilhas paradisíacas só é possível de uma única forma, lancha. Alugar uma lancha se vc está só em 2 pessoas ficam inviável, então eu tenho a dica certa para vc fazer a coisa certa e gastar menos para conhecer  todos esses locais em um único passeio.



A Praia paradisíaca do Dentista, é uma das mais lindas que já vi na vida! frequentada por lanchas e barcos chiquérrimos, o pessoal para ali e fica fazendo sua "festa" particular dentro dos barcos. Descemos apenas com a Gopro, pois não há como descer e ir nadando com celular. Fizemos fotos lindas, a água é limpíssima e transparente, cheia de peixinhos, na praia não há estrutura alguma como falei, se vc for, leve o que for comer e beber dentro da lancha.



Após ver essas imagens, me fala se "Lopes Mendes" não ficou na "top 18" perto dessa que pra mim é NUMBER 1 de Angra dos Reis! Incomparável!!!


Antes dessa linda praia a parada foi na "Ilha dos Cataguases", quando cheguei e vi a cor da água não acreditei!!! vários tons de Azul, "o Cancun do Brasil" foi o que pensei na hora! Veja abaixo se estou mentindo. Não tem filtro algum nessas fotos.

Ilha dos Cataguases



É maravilhosa!!! Após ver essas duas praias tive a certeza que fiz a escolha certa dos passeios para o único dia de sol que pegamos!



Nessas duas desembarcamos e aproveitamos por quase 1 hora. Além dessas, passamos pelas "Ilhas Botinas" que são duas ilhotas lindíssimas, só era possível sair da lancha nadando e o mar estava um pouco "tenso", preferimos não descer.

"Ilhas Botinas"


A lancha ainda parou na antiga "Ilha de Caras" que não achei nada demais e depois em uma praia surpresa que achei um pouco suja, perto das que conhecemos e citei acima não há nada comparado que vimos depois!

No fim da tarde retornamos à Praia do Abraão em Ilha Grande, foi um dia maravilhoso!....

No outro dia logo cedo muita chuva de novo, retornamos à Angra para pegar o carro, tudo em ordem partimos para SP por baixo, região de Paraty, Ubatuba etc, e fomos parando em algumas praias que eu desconhecia no meio do caminho....

Valeu a pena, mas é necessário mais dias para poder aproveitar um pouco mais, não imaginei que iria chover tanto! no mínimo uma semaninha para conseguir aproveitar o melhor dessa região, pretendemos voltar!

Espero que tenha gostado!
monte seu roteiro comigo, viage muito e gaste o mínimo! Nesta gastamos mais ou menos R$700,00 contando (pousada (3 diarias), gasolina, transfer angra/ilha grande ida e volta,estacionamento 3 diárias em Angra, passeios e comida). 

Como trata-se de um lugar um pouco mais longe gasta-se um pouco mais! mas pelo visual vale!!



:)













9 comentários:

  1. Queria montar um roteiro idêntico ao seus, com dicas de estacionamento, pousadas e passeios, como faço?

    ResponderExcluir
  2. Olá Jackson, tudo bem? que bom que gostou do meu roteiro para essa viagem, após depósito na minha conta no valor de 60,00 eu envio o roteiro para voc
    ê por e-mail. Me confirme por e-mail direitinho e espero que curtam bastante!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vanessa! Só uma dúvida: a Praia do Dentista fica na Ilha da Gipóia, certo? Você conseguiu fazer Ilha da Gipóia, Botinas e Cataguases tudo no mesmo dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, no mesmo dia, como fiz isso só falo através do roteiro que cobro 60,00. Se vc tiver interesse tem várias dicas para gastar pouco e aproveitar so máximo! Bjo

      Excluir
  4. Oi, Vanessa, tudo bem? Bem legal o seu roteiro! Vou ficar apenas 2 dias em Angra e fiquei com umas dúvidas: a Praia do Dentista fica na Ilha da Gipóia, certo? Você conseguiu visitar a Ilha da Gipóia, Ilhas Botinas e Cataguases tudo no mesmo dia? Se sim, estou pensando em fazer essas 3 ilhas no mesmo dia e no outro Ilha Grande e algum mergulho. Você acha que é legal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Mas com relação à Ilha Grande seria legal vc ficar bem mais tempo pois tem muita coisa e a ilha é gigante mesmo! Tem várias trilhas, o ideal seria uns 4 dias para mais! Bjo

      Excluir
  5. Tudo bom, estou pensando em ir em Angra entre os dias 28/03 a 31/03/2018, eu, minha namorada e minha filha de 5 anos, não quero gastar muito, gostei do seu gasto de viagem rsrsrsrs, poderia me ajudar com dicas e sugestões, ou seja, amontar minha viagem, grato. henriquedt@yahoo.com.br

    ResponderExcluir