sexta-feira, 25 de março de 2016

Parque Nacional de Itatiaia (parte baixa e alta) + Penedo RJ um final de semana bem aproveitado!

Se você é daqueles  como eu que precisa dar um tempo no meio da natureza de vez em quando esse é o melhor lugar que você pode escolher para conhecer! Repleto de cachoeiras e trilhas de fácil e difícil acesso à lindos mirantes no pico das montanhas, o Parque Nacional de Itatiaia é o primeiro parque do Brasil com altitudes entre 540 e 2791 metros e tem climas bem distintos em seus dois ambientes - parte baixa e parte alta. 



Começando a falar sobre a pousada escolhida a dedo, chegamos na noite de uma sexta-feira, foi uma estadia ótima no meio do parque, em meio à natureza! o quarto era uma "casa" de tão grande! e possui uma cachoeira dentro da propriedade que escolhemos, valeu demais a pena essas 3 diárias com café da manhã. Depois de chegar lá observei que a cidade de Itatiaia, não tem nada demais! e se não fosse essa escolha certeira sem dúvida eu teria me arrependido de hospedar ali, porém foi tudo perfeito! tive sorte!

Nesse mesmo dia seguimos para Penedo (que era 20 minutos de carro partindo de Itatiaia) para conhecer, não imaginava que essa cidade seria tão encantadora!!


Penedo RJ






A cidade de Penedo é fofíssima e foi lá que encontramos inúmeras opções de restaurantes e vida noturna além de fábricas de chocolates onde me esbaldei pois é maravilhoso! A cidade homenageia a colônia Finlandesa, uma rica história de colonização finlandesa e uma rede de hotéis, restaurantes e lojas de alta qualidade. Esse gracioso vale cheio de pequenos rios foi sendo trabalhado pelas mãos dos finlandeses que plantaram uma imensidão de árvores frutíferas, construíram chalés nórdicos, trouxeram suas danças, seu artesanato, sua sauna, sua cultura. 


Se eu soubesse que era lindo como é, teria ido antes! 



No sábado a programação partindo da pousada foi conhecer a parte baixa do Parque Nacional de Itatiaia, as cachoeiras de nível fácil a moderado (dependendo do seu condicionamento físico) não indico para quem tem problema no Joelho pois existem vários obstáculos até chegar a elas! 

No Caminho subindo em direção à cachoeira Véu da Noiva existe um lindo Mirante de fácil acesso onde foi possível captar essas lindas imagens abaixo.

Mirante do último Adeus



A vista é de "encher os olhos", pausa para muitas fotos aqui!

Seguindo de carro continuamos o percurso até um pouco acima do centro de visitantes onde estacionamos e iniciamos a trilha para cachoeira "Véu da Noiva", belíssima por sinal!

Cachoeira Véu da Noiva



De lá ainda foi possível no Complexo do Maromba fazer mais duas trilhas até outras duas cachoeiras, a primeira ...

Cachoeira Itaporani


Muito Bonita porém bem gelada mesmo! o perigo desse local foram as pedras que estavam muito escorregadias mesmo sem ter lodo algum indicando isso, o pessoal que voltava da trilha avisava sobre isso, pois havia uma pessoa que tinha escorregado..., eu mesma tomei um tombo de bobeira na pedra! que vergonha meooo Deos..., ainda bem que foi só um susto!, não aconselho crianças e nem idosos nesse local.

Seguinto para a última do complexo do Maromba..

Cachoeira do Maromba


Não entrei na água, mas deu para apreciar, as 3 cachoeiras são muito bonitas, cuidado redobrado na Itaporani como expliquei é meu recado valioso para esse complexo de 3 lindas cachoeiras!

Essa parte baixa do parque ainda abriga trilha para outro local de difícil acesso além de outras cachoeiras que não encontrei de acordo com o mapa que eles indicaram. 


No segundo dia partimos para parte alta do parque que é 1 hora e pouco dali, paga-se pedágio ida e volta, o caminho é muito belo, e a parte alta fica na divisa do Minas Gerais e Rio de Janeiro, as coordenadas de como chegar indico no roteiro para quem quiser se aventurar.

Na parte alta após longa estrada de pedras, adentramos no "posto do marcão" ali após identificação vc escolhe para onde quer seguir, a região é famosíssima por montanhistas e amantes de escaladas por ter o Pico das agulhas negras (local de difícil acesso necessitando de guia para chegar) além do Cume das prateleiras. Escolhemos um de média dificuldade que fez minha batata da perna doer por 4 dias seguidos mas tudo bem...

Morro do Couto

O belíssimo Morro do Couto é feito através de Trilha de 1 hora e meia ida e 1 hora e meia volta (nós fizemos em 50 min) desculpa aí...rs.   Não é fácil não!! Vai subindo beirando a montanha até cegar no topo, é inacreditável o visual dali de cima! Awesome place!! Vcs tem que conhecer!

Trilha para Morro do Couto, vista para o Pico das Agulhas Negras


Trilha ainda....


Morro do Couto



Esse lugar vc tem a impressão que "toca o céu" de tão alto que é.. e a caminhada permite vista privilegiada da Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba. 



O clima é diferente, parece mais gelado por causa da altitude porém eu não passei filtro nos braços e onde ficou exposto fiquei vermelha pra caramba! passe filtro mesmo se tiver nublado, minha dica valiosa! Não é necessário guia para essa trilha, mas é necessário muito cuidado por onde vc pisa pois encontramos buracos entre as pedras e até uma cobra durante o percurso! Atenção redobrada! Leve muita água e coisas para comer pois é bem cansativo.

A volta para a pousada  na estrada, um inacreditável Por do sol fechando o dia do domingo com chave de ouro!



No parque nacional de Itatiaia no caminho para a pousada encontramos essa turminha e muitos outros pedindo comida, muito fofos né? mas não alimente os animais pode levar uma multa por causa disso!


Espero que tenham gostado do post! Nesta viagem paguei 500,00 incluindo gasolina, pedágios, entrada para o parque e comida. 

Dicas, restaurantes baratos, como chegar na parte alta do parque, pousada boa e barata que ficamos entre outras informações se encontram no roteiro de viagem para esse local abençoado pela natureza!. 

Aos interessados, enviem e-mail para vanessa_crix@hotmail.com solicitando o roteiro, após depósito de 60,00 envio o roteiro completo para quem quiser se aventurar! 

Boa viagem! e até a próxima TRIP! :)